O Terminal Praça da Bíblia, em Goiânia, foi entregue nesta segunda-feira (29) depois de um ano de obras.
O espaço passou por uma reconstrução completa, que incluiu ampliação da área coberta em 60%, instalação de iluminação em LED, totens eletrônicos, sistema de sonorização e recursos de acessibilidade.
Entre as novidades, o terminal agora conta com 73 câmeras de alta definição, integradas a um sistema de inteligência artificial capaz de reconhecimento facial, reforçando a segurança dos usuários.
Com capacidade para atender cerca de 65 mil passageiros por dia, o local recebe 42 linhas de ônibus e passa a oferecer uma estrutura mais moderna e confortável. Durante a inauguração, passageiros destacaram a sensação de mais conforto e limpeza no ambiente.
Os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também passam por obras e serão entregues neste ano.

Ônibus do transporte coletivo
Além da entrega do novo espaço, a frota do transporte coletivo também recebeu reforço: 90 ônibus a diesel padrão Euro VI, que são menos poluentes, e um veículo articulado elétrico, que será incorporado ao BRT Leste-Oeste. A expectativa é de que até 2026 toda a frota seja renovada, com prioridade para veículos movidos por combustíveis limpos.
O reforço da segurança no transporte coletivo, por sua vez, ganha forma com o Programa Viagem Segura, que conta com mais de 3 mil câmeras instaladas em todo o sistema e conectadas à Secretaria de Segurança Pública. Também até o final de 2026, serão 6 mil equipamentos. A ferramenta permitirá uma ação mais efetiva da Polícia Militar e trará maior tranquilidade a toda a população.
As mudanças fazem parte do processo de reestruturação do transporte coletivo da Região Metropolitana, que inclui também reformas em outros terminais.
