O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que a Rua 87, no Setor Sul, será bloqueada temporariamente sempre que houver risco de alagamento em dias de chuva intensa.
A medida foi revelada em entrevista à TV Anhanguera após os transtornos causados pelo temporal que atingiu a capital na última terça-feira (23).
Um vídeo registrado durante a tempestade mostrou veículos ilhados em meio à água acumulada na via. Ainda não há data para o início da operação.
Ver essa foto no Instagram
A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) explicou que a proposta é semelhante à já aplicada na Marginal Botafogo, que também corre riscos de enchentes.
Nessas situações, agentes de trânsito farão o fechamento dos acessos à Rua 87 e o bloqueio será informado em aplicativos de navegação, como o Waze. A ação ocorrerá somente em casos de tempestades que representem risco para motoristas e pedestres.
Além da interdição emergencial, o prefeito adiantou que a gestão municipal estuda projetos estruturais para conter os alagamentos, incluindo a construção de barreiras de contenção na Marginal Botafogo para melhorar o escoamento da água durante o período chuvoso.
Ver essa foto no Instagram
Retirada de fios soltos
Durante a entrevista, o prefeito também falou sobre as ações para retirar fios soltos na capital. A decisão foi tomada depois que uma adolescente, de 17 anos, morreu ao pisar em um fio energizado durante as fortes chuvas.
Segundo o gestor, já foram aplicadas mais de 300 multas contra as empresas responsáveis, mas não surtiu efeito. Por isso, em outubro será feita uma força-tarefa para retirada da fiação irregular.
Ver essa foto no Instagram