Moradores de Goiânia e Aparecida de Goiânia vão receber, neste sábado (27), a partir das 15h (horário de Brasília), alertas demonstrativos da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais de grande intensidade.
A iniciativa tem caráter de teste e busca preparar a população para o novo sistema de comunicação de emergências.
Alertas sobre riscos de desastres naturais

O ensaio abrangerá também as cidades de Itumbiara, Goiás e Formosa, mas alguns moradores poderão receber os avisos devido à proximidade geográfica.
A ação tem como objetivo familiarizar a comunidade com os alertas e evitar pânico, antes do lançamento oficial em todo o estado, previsto para 1º de outubro.
Segundo a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Supdec), o sistema será acionado em situações de risco e emergência, possibilitando uma comunicação ágil em casos de enchentes, deslizamentos, tempestades ou outros desastres.
“O alerta sonoro não deve gerar preocupação, mas sim segurança. É um mecanismo moderno que vai salvar vidas e ampliar a capacidade de resposta da Defesa Civil diante de situações críticas”, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Pollyana Oliveira Borges.
Tempestades em Goiânia

As fortes tempestades em Goiás nos últimos dias ocasionaram diversos estragos e até mesmo mortes. Entre os casos recentes, uma idosa de 65 anos morreu ao tocar em um fio de energia solto no bairro Parque Bandeirante, em Rio Verde.
A vítima, servidora aposentada e natural de Caiapônia, foi encontrada pelo genro próxima ao fio, que estava emitindo faíscas. A perícia foi acionada para confirmar a causa da morte.
Os incidentes se somam a outros casos trágicos. Um menino de 10 anos morreu em Anápolis após encostar em um fio energizado, mesmo após receber atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu.
Já em Goiânia, a adolescente Nathaly Rodrigues, de 17 anos, foi eletrocutada ao entrar em contato com um fio rompido durante forte chuva enquanto voltava do trabalho. Nathaly estudava no 2º ano da EJA em Bonfinópolis, cidade onde morava.
Os casos destacam a importância dos alertas de emergência da Defesa Civil, que permitem informar a população sobre riscos iminentes, orientar sobre medidas de proteção e reduzir a exposição a situações de perigo.