Uma operação conjunta entre autoridades de Goiás e do Distrito Federal identificou uma organização especializada em golpes virtuais que utilizava perfis falsos de deputados e ex-deputados para aplicar fraudes.
A ação, realizada na manhã desta quarta-feira (17), teve como objetivo desarticular a rede e coletar provas sobre as práticas criminosas.
Golpes virtuais

Segundo as apurações, os suspeitos criavam contas falsas em redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails, usando imagens e informações públicas de parlamentares.
Com isso, entravam em contato com vítimas, alegando emergências de familiares, como problemas de saúde ou acidentes para solicitarem transferências financeiras, principalmente via PIX.
Conforme a polícia, o uso da identidade de figuras públicas dava maior credibilidade às mensagens e aumentava as chances de as vítimas realizarem pagamentos sem checar a veracidade das solicitações.
Durante a operação, também foram recolhidos celulares e outros equipamentos, que passarão por perícia técnica para auxiliar nas investigações sobre como funcionava o esquema criminoso.

Os indícios apontam para crimes como estelionato por fraude eletrônica, falsificação de identidade virtual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 20 anos de prisão.
Como os nomes dos suspeitos não foram divulgados, o portal não conseguiu localizar a defesa.
A matéria será atualizada conforme o andamento do caso.
- PEC da Blindagem: saiba como votou cada deputado de Goiás