A segunda semana de setembro deste ano começou com altas temperaturas no Brasil, inclusive em Goiás, onde o calor deve marcar presença nesta terça-feira (9).
De acordo com o Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), os termômetros podem atingir até 41 °C em São Miguel do Araguaia, no noroeste do estado. Em Goiânia, a previsão é de máxima de 36 °C.
Outras cidades também devem enfrentar máximas elevadas ao longo do dia, como:
- Porangatu (Norte): 39 °C
- Nova Crixás (Norte): 39 °C
- Araguapaz (Noroeste): 38 °C
- Aruanã (Noroeste): 37 °C
- Jataí (Sudoeste): 36 °C
- Goianésia (Central): 36 °C
- Iporá (Oeste): 36 °C
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, o forte calor é resultado de uma massa de ar quente e seco que atua sobre Goiás e também em Mato Grosso, Tocantins e parte do Mato Grosso do Sul.
- De Pirenópolis à Chapada: Um guia das cachoeiras mais incríveis de Goiás

Altas temperaturas no Brasil
O calorão não se restringe a Goiás. A semana começou com temperaturas entre 38 °C e 41 °C em diversas regiões do país. Na segunda-feira (8), Pedro Gomes, em Mato Grosso do Sul, registrou 41,3 °C, a segunda maior marca do ano no Brasil. Cuiabá também voltou a marcar 41 °C no mesmo dia. Em Goiás, São Miguel do Araguaia chegou a 39,7ºC.
Outros destaques do calorão de segunda-feira (8):
- 41,0 °C em Cuiabá (MT)
- 40,9 °C em Rondonópolis (MT)
- 40,7 °C em Água Clara (MS)
- 40,3 °C em Coxim (MS)
- 39,7 °C em São Miguel do Araguaia (GO)
- 39,2 °C em Araguaçu (TO)
- 38,6 °C em Castelo do Piauí (PI)
- 38,2 °C em Valparaíso (SP)
- 37,4 °C em Campina Verde (MG)

A previsão é de que essa massa de ar quente continue predominando nos próximos dias, mantendo as temperaturas entre 37 °C e 39 °C em grande parte do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e até no interior de São Paulo e Minas Gerais.
No entanto, os meteorologistas alertam que picos de até 42 °C ainda podem ser registrados em algumas áreas do Centro-Oeste.