Professores da rede pública de Goiás podem se inscrever no Codifica+, programa gratuito de capacitação que desenvolve competências em pensamento computacional e programação.
As inscrições seguem abertas até 12 de setembro pelo site do Codifica+.
Programa de capacitação em pensamento computacional

A formação é voltada para docentes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio das redes municipal, estadual e federal. O programa foi desenvolvido especialmente para a realidade educacional brasileira e busca apoiar escolas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seus complementos relacionados à área de computação.
Além de apresentar conceitos de lógica e programação, o curso propõe estratégias práticas para aplicar o raciocínio computacional de forma transversal a diferentes disciplinas, como matemática, história, português e ciências, com atividades que podem ser feitas online ou offline.
Com a inclusão de temas como diversidade, equidade e inclusão (DEI) no conteúdo do curso, o programa busca tornar a capacitação mais próxima das necessidades das escolas públicas e do perfil dos alunos, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais conectado à tecnologia.
Edição anterior

Em 2024, na primeira fase do projeto, o Codifica+ certificou 55 professores em Goiás. O interesse foi alto: mais de 250 educadores se inscreveram. Segundo os organizadores, essa procura mostra como a iniciativa pode ser expandida para outros estados.
Outro destaque da primeira edição foi a competição Learning Sectors, realizada em parceria com a Fórmula 1. Mais de 150 equipes de professores e estudantes desenvolveram projetos inovadores para resolver problemas reais de suas comunidades, com foco em acessibilidade, inclusão e sustentabilidade.
Três alunas de Anápolis, por exemplo, venceram o desafio e garantiram uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de F1, que será realizado em novembro.
- Cidades: Responsável por clínica de reabilitação é presa suspeita de sequestro e maus-tratos, em Goiás