Após mais de dois meses sem chuvas, moradores de Goiânia e da Região Metropolitana registraram precipitações nesta sexta-feira (29), trazendo um alívio temporário para o calor intenso que domina a região central de Goiás.
A chuva que ajudou refrescar bairros como Goiânia Viva, Vera Cruz e Setor Oeste, marcou um breve período de 66 dias consecutivos sem registros de chuva, um fenômeno pouco comum na época.
Chuva em Goiânia

Mesmo com a chuva desta sexta, a previsão do Centro de Informações e Meteorológicas de Goiás (Cimehgo) o fim de semana será marcado pelo predomínio do sol e altas temperaturas em grande parte do estado, especialmente nas regiões norte e oeste.
No sábado (30), as mínimas devem ficar entre 15 °C e 21 °C, enquanto os termômetros podem atingir até 39 °C em municípios como Porangatu.
Em Goiânia, a previsão indica variação entre 17 °C e 34 °C, e em Anápolis, entre 17 °C e 29 °C.

A umidade relativa do ar tende a cair para níveis críticos, podendo ficar abaixo de 20%, situação que representa alerta à saúde segundo a Organização Mundial da Saúde.
O baixo índice aumenta o risco de problemas respiratórios e reforça a necessidade de cuidados extras, além de elevar significativamente a probabilidade de incêndios.
Com a seca já persistindo há mais de 100 dias em algumas áreas e especialistas reforçam a importância do uso consciente da água e da prevenção contra queimadas.