Uma professora de português, de 37 anos, foi esfaqueada por uma aluna de 14 anos dentro da sala de aula do Escola Municipal Monteiro Lobato, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
O caso aconteceu depois que a professora mandou a aluna para casa, pois suspeitou que ela estava com conjuntivite. O caso foi registrado na última sexta-feira (22).
Entenda o caso da professora esfaqueada por aluna

De acordo com a Polícia Militar, a educadora foi atingida por quatro facadas nos braços e a direção da escola a encaminhou para atendimento médico. No hospital, exames apontaram lesões também nas costas. A vítima recebeu pontos e, após atendimento, recebeu alta.
Segundo relato da professora à polícia, tudo começou quando a aluna chegou na escola com o olho vermelho e inchado, o que suspeitou ser conjuntivite. Ela então falou com a diretoria e pediu para que entrassem em contato com os pais.
A estudante então foi para a casa e, no dia do ataque, tentou conversar com a professora sozinha, que recusou, já que o protocolo escolar exige a presença da direção e dos responsáveis. A negativa teria motivado a estudante a retirar uma faca da mochila e desferir os golpes.
A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram acionados. A aluna foi levada para a delegacia, prestou depoimento e, em seguida, foi liberada. A Polícia Civil segue investigando o caso.
Em nota, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás informou que a escola já havia registrado, desde o início da semana, episódios de indisciplina envolvendo a adolescente, com convocações aos pais registradas em ata.
A gestão municipal afirmou ainda que a faca usada na agressão não pertencia ao ambiente escolar e que alunos, professores e familiares receberão suporte psicológico.

Confira a nota:
“A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que, na tarde desta sexta-feira (22), foi registrado um episódio de violência na Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Valparaíso II, envolvendo uma estudante de 14 anos e uma professora da instituição.
A professora foi prontamente socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Santa Maria-DF, onde passou por exames que constataram ferimento de natureza muscular. O quadro é estável, ela está fora de risco e deverá apenas receber pontos. A gestão municipal acompanhou de perto o atendimento, garantindo todo o suporte necessário.
O Conselho Tutelar e a Polícia Militar foram acionados e, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação e profissionais da área de psicologia, acompanham o caso.
A Prefeitura ainda reforça que, desde o início da semana, a direção da escola já havia registrado formalmente ocorrências de indisciplina envolvendo a estudante, inclusive com convocações aos pais, devidamente lavradas em ata.
No momento do ocorrido, a aluna utilizou um objeto trazido de fora do ambiente escolar para atacar a educadora. Durante o mês de agosto, ações educativas e preventivas voltadas ao combate à violência no ambiente escolar vêm sendo realizadas nas escolas por meio da Secretaria Municipal de Educação. Ontem (21), a Escola Monteiro Lobato recebeu palestra da policial civil Eufrásia, direcionada aos estudantes, como parte dessa programação.
A Prefeitura de Valparaíso de Goiás repudia veementemente qualquer ato de violência e reforça que a educação deve ser um espaço de respeito, diálogo e convivência pacífica.
PORTARIA Nº 067/2025
Em atenção ao episódio, a Prefeitura, por meio da Portaria nº 067, de 22 de agosto de 2025, determinou que a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social atuem de forma conjunta, criando mecanismos para que casos como este não se repitam na Rede Municipal de Ensino.
Os estudantes, corpo docente e familiares da Escola Municipal Monteiro Lobato receberão todo o suporte psicológico necessário.”