O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para possibilidade de vendaval para Goiás e outros seis estados brasileiros.
O aviso é válido a partir desta terça-feira (19) e se estende até quarta-feira (20), período em que diferentes regiões goianas podem registrar ventos de 40 km/h a 60 km/h.
De acordo com o Inmet, nesta terça-feira (19) 13 cidades do sul e sudoeste de Goiás devem ser afetadas. Já na quarta-feira (20), o número de municípios sob risco sobe para 20.
Apesar de ser classificado como de “perigo potencial”, o fenômeno pode provocar queda de galhos, destelhamentos e levantar nuvens de poeira, especialmente no extremo sudoeste, em cidades como Chapadão do Céu, além de atingir pontualmente regiões de Rio Verde e Jataí.
Segundo a meteorologista do Inmet em Goiás, Elizabete Alves, os ventos fortes estão associados à frente fria que avança pelo Sul do país em direção ao Mato Grosso do Sul.
Além de Goiás, o alerta de vendaval atinge ainda os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Na quarta-feira (20), parte de Santa Catarina também deve ser impactada.

Alerta de vendaval em Goiás: orientações e baixa umidade
O Inmet recomenda que, durante a ocorrência das rajadas, a população não se abrigue embaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas; evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e redobre a atenção em áreas abertas e expostas ao vento.
Além dos ventos, o Inmet também emitiu alerta para níveis críticos de umidade relativa do ar em Goiás. Os índices devem variar entre 20% e 30% nesta terça-feira (19), o que representa risco à saúde. A recomendação é ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais secas e reduzir a exposição ao sol nos períodos de maior calor.
Municípios que podem ser afetados – terça-feira (19)
- Aporé
- Cachoeira Alta
- Caçu
- Chapadão do Céu
- Itajá
- Itarumã
- Jataí
- Lagoa Santa
- Mineiros
- Perolândia
- Portelândia
- Santa Rita do Araguaia
- Serranópolis
Municípios que podem ser afetados – quarta-feira (19)
- Aparecida do Rio Doce
- Aporé
- Cachoeira Alta
- Caçu
- Caiapônia
- Chapadão do Céu
- Doverlândia
- Itajá
- Itarumã
- Jataí
- Lagoa Santa
- Mineiros
- Paranaiguara
- Perolândia
- Portelândia
- Quirinópolis
- Rio Verde
- Santa Rita do Araguaia
- São Simão
- Serranópolis
