A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (14), uma operação contra um grupo suspeito de aplicar o chamado “golpe do novo número”, no qual criminosos se passavam por familiares das vítimas para pedir transferências de dinheiro.
Ao todo, são cumpridas 47 medidas cautelares em 13 cidades, incluindo mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de bens avaliados em cerca de R$ 120 mil.
As ações ocorrem em Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Em Goiás, os mandados são executados nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Bonfinópolis, Silvânia e Caldas Novas.

Golpe do novo número
De acordo com o delegado Thiago César de Oliveira, responsável pelas investigações, dos 23 mandados de prisão expedidos, 17 já haviam sido cumpridos no início da manhã.
Segundo ele, o inquérito teve início em 2021, depois que uma idosa procurou a polícia após ter um prejuízo de aproximadamente R$ 120 mil.
As investigações apontam que havia um integrante do grupo responsável por adquirir dados pessoais na internet. Com essas informações, ele buscava perfis nas redes sociais para identificar parentes das vítimas.
De posse das informações, os criminosos entravam em contato com as vítimas se passando por um filho, parente, primo, sobrinho e fingia estar passando por uma situação financeira difícil, solicitando valores em dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, os investigados respondem por associação criminosa, estelionato qualificado pela fraude eletrônica e lavagem de capitais. O caso segue sendo apurado.
