Goiás registrou na madrugada desta terça-feira (12) o dia mais frio do ano, com temperaturas próximas de zero e ocorrência de geada em algumas regiões.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Chapadão do Céu, no sul do estado, teve a menor marca: 3,5°C.
Na região sudoeste, Mineiros registrou 3,6°C e Jataí, 3,8°C. Até então, o recorde havia sido no dia 31 de julho, quando Jataí marcou 5,5°C.
Goiânia também bateu seu próprio recorde, com mínima de 7,6°C, sendo a primeira vez no ano que a capital ficou abaixo dos 10°C.
Outros municípios apresentaram mínimas expressivas, abaixo de 10ºC. Itumbiara registrou 5ºC, Morrinhos 5,7ºC, Pires do Rio 6,7°C, Rio Verde 7,8°C, Caiapônia 9,1°C e São Simão 9,3°C.

Dia mais frio do ano em Goiás também teve registro de geada
O frio intenso veio acompanhado de geada em cidades como Rio Verde e Porteirão, segundo o Cimehgo. O gerente do órgão, André Amorim, destacou que a queda brusca de temperatura nesta época do ano não é inédita, pois em agosto do ano passado, os termômetros em Goiânia marcaram 7,3°C.
- Feminicídio: MP denuncia jovem por feminicídio após matar ex-companheira com 54 facadas em Caldas Nova
A coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabeth Alves, explicou que as baixas temperaturas devem persistir até quarta-feira (13), especialmente na região sudoeste, que pode registrar 5ºC.
A previsão indica elevação gradual dos termômetros a partir de quinta-feira (14). No sábado (16), o calor deve voltar com força: em Jataí, por exemplo, a mínima prevista é de 11°C e a máxima de 31°C.

Mesmo com as baixas temperaturas, o estado segue com alerta de tempo seco, devido a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 12% e 20% durante as tardes, nível considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde.