O número de pessoas privadas de liberdade inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) segue em alta em Goiás.
Em 2024, o estado contabilizou 3.184 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), o que representa um aumento de 27% em relação a 2023, quando foram registradas 2.507 inscrições.
Na comparação com 2019, o crescimento é ainda mais expressivo: 577,4%, praticamente oito vezes mais participantes em cinco anos.

Enem
As provas do Enem PPL são aplicadas dentro das unidades prisionais e seguem os mesmos critérios do exame tradicional. A avaliação permite o ingresso em programas como Sisu, ProUni e Fies, além de contribuir para o aumento da escolaridade entre a população carcerária.
Já no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), os números também são recordes. Neste ano, 5.719 custodiados se inscreveram, superando os 5.152 do ano anterior, um aumento de 11%.
O Encceja PPL 2025 será aplicado nos dias 23 e 24 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova possibilita a certificação dos ensinos Fundamental e Médio. Segundo dados, o estado de Goiás tem mantido o crescimento nas inscrições pelo oitavo ano consecutivo, com uma alta acumulada de 957% desde 2017.

Segurança
Dados apresentados pelo governo de Goiás também revelam mudanças nos indicadores de segurança dentro das unidades prisionais. A apreensão de armas entre detentos foi zerada em 2025, enquanto os registros de celulares caíram 99,4% desde 2018. Os motins também tiveram redução significativa: de 43 para apenas um caso no primeiro semestre deste ano.