O estado de Goiás teve o dia mais frio de 2025 nesta quinta-feira (31), com destaque para a cidade de Jataí, no sudoeste goiano, onde os termômetros marcaram 5,5°C.
O registro é o mais baixo do ano até agora, de acordo com dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Já dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que a cidade registrou 4,9ºC, às 7h da manhã.
Goiás tem dia mais frio do ano

A queda brusca nas temperaturas foi provocada pela atuação de uma massa de ar frio de origem polar, vinda do Sul do Brasil.
Na quarta-feira (30), Jataí já havia registrado 5,9°C, o que já indicava o avanço da frente fria sobre a região. A expectativa é de que, a partir desta sexta-feira (1º), as temperaturas comecem a se normalizar gradualmente.
Além de Jataí, outras cidades também enfrentaram o frio intenso. Itumbiara registrou 5,9°C, Morrinhos teve mínima de 7,9°C, Chapadão do Céu registrou 8°C, enquanto Mineiros e Pires do Rio marcaram 9°C e 9,2°C, respectivamente. Em Goiânia, a mínima foi de 10,7°C, uma queda em relação aos 11,9°C do dia anterior.
Segundo o histórico do Cimehgo, Jataí já enfrentou temperaturas ainda mais extremas, como os 0,5°C registrados no ano 2000. Em Goiânia, o recorde de frio ocorreu em 1994, com 2,6°C, e em 2019, com 9°C.
Clima em agosto
Apesar das baixas temperaturas nesta semana, o mês de agosto costuma ser marcado por calor intenso e baixa umidade. O período de estiagem, típico desta época do ano, deve continuar até outubro.
Nos próximos dias, as manhãs devem seguir com clima ameno, enquanto as tardes tendem a ser mais quentes, com possibilidade de uma nova frente fria até o dia 6 de agosto.
