Pacientes com doenças hematológicas raras passam a contar com mais um medicamento gratuito em Goiás.
O fármaco Alfaepoetina, utilizado no tratamento da doença falciforme, foi incluído na lista de remédios disponibilizados pela farmácia do Hemocentro, em Goiânia.
Medicamentos gratuitos

A novidade é fruto de uma parceria entre o Hemocentro e o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), que vem fortalecendo o atendimento a pessoas com condições crônicas, como a doença falciforme, a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) e a Doença de Gaucher.
Com a inclusão da Alfaepoetina, o número de medicamentos oferecidos na unidade sobe para seis. Já eram distribuídos: Hidroxiuréia, Deferasirox, Deferiprona, Desferroxamina e Eculizumabe.
De acordo com a diretora técnica da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos, Ana Cristina Novaes, a ampliação representa um ganho para o tratamento.
“A ampliação do programa para incluir esse medicamento representa um passo importante no tratamento da doença falciforme”, afirma.
Segundo a hematologista Érika Paiva, a centralização dos atendimentos no Hemocentro também facilita o acesso ao tratamento.
“Os pacientes realizam a consulta médica, exames e, no mesmo dia, podem receber a medicação oral ou realizar a infusão intravenosa na unidade ambulatorial do Hemocentro, sem a necessidade de deslocamento até o Cemac JB”, ressalta.

Atendimento oftalmológico
Outro avanço recente no atendimento a pessoas com doenças do sangue em Goiás é a assinatura de um termo de cooperação entre a Rede Hemo e o Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof).
A parceria visa monitorar a saúde ocular de pacientes com hemoglobinopatias, com foco na prevenção da retinopatia, uma complicação possível nesse grupo.
A regulação do serviço será feita pela Secretaria Estadual de Saúde, e os atendimentos devem ocorrer em Goiânia.