O acidente registrado na madrugada desta quarta-feira (16), no km 2 da BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás, envolveu 75 pessoas, deixando cinco mortas e ao menos 18 feridas, oito em estado grave.
Segundo a concessionária Ecovias Araguaia, 57 vítimas não sofreram ferimentos.
Acidente na BR-153

A colisão envolveu um ônibus, uma carreta e um micro-ônibus, mobilizando equipes de resgate da Ecovias Araguaia, Corpo de Bombeiros, SAMU e prefeituras da região.
Entre as vítimas fatais estão o motorista do ônibus e três estudantes, dois homens e uma mulher, ainda não identificados oficialmente. Todos estavam no ônibus que colidiu frontalmente com a carreta.
O motorista da carreta, que transportava itens cosméticos, também morreu no local. As identidades das vítimas estão sendo apuradas pelo Instituto Médico Legal (IML).
Das vítimas feridas, 18 foram encaminhadas para hospitais em Alvorada do Tocantins (TO), Gurupi (TO), Porangatu (GO) e Uruaçu (GO), sendo oito em estado grave e cinco com ferimentos moderados.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) montou uma força-tarefa para apoiar no atendimento às vítimas. Três estudantes feridos foram levados ao Hospital Municipal de Porangatu. Um deles permanece no local em estado estável, enquanto outros dois foram transferidos: um com lesão ocular para a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), em Goiânia, e outro em estado grave para a UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.
Os ônibus transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que viajavam com destino a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), com início previsto para esta quarta-feira (16), na Universidade Federal de Goiás.

UFPA e UNE
Em nota, a Universidade Federal do Pará (UFPA) decretou luto oficial de três dias e disse que “o luto que atinge toda a instituição neste momento difícil”.
“A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil”, diz o comunicado.
A União Nacional dos Estudantes também afirmou que recebeu com “imensa tristeza” a notícia do acidente. Além disso, salientou que está em contato com os governos do Pará e do Goiás, assim como a UFPA, para prestar apoio às pessoas envolvidas.
Ver essa foto no Instagram
Presidente Lula
O presidente Lula também manifestou pesar pelo acidente e morte dos estudantes e trabalhadores. O político já havia confirmado presença no Congresso Nacional da UNE. Veja a íntegra da nota:
“Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes, ocorrido nesta quarta-feira, 16 de julho, no estado de Goiás.
A tragédia resultou na perda irreparável de vidas, incluindo estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que iriam participar do Congresso Nacional da UNE, e motoristas de dois veículos.
Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil.”