A Avenida 24 de Outubro, uma das principais vias de Goiânia, com quase oito quilômetros de extensão e passagem pelo tradicional bairro de Campinas, começa a passar por uma série de transformações nos próximos dias.
Por determinação do prefeito Sandro Mabel, a Prefeitura inicia intervenções voltadas à reorganização do trânsito, aumento da segurança e melhoria na fluidez para motoristas e pedestres, atendendo a uma demanda antiga dos moradores e comerciantes da região.
Segundo a administração municipal, as mudanças são fruto de estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e visam modernizar a mobilidade urbana local.
“Estamos implantando um novo corredor que respeita a dinâmica do comércio e o fluxo intenso de veículos. É uma solução construída com base em estudos técnicos, com o compromisso de tornar Goiânia mais funcional e segura para todos”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.

Principais mudanças no trânsito na Avenida 24 de Outubro, em Goiânia
A transformação prevê a criação de um novo corredor viário com 3,8 km de extensão, reestruturação da avenida, implantação de sistemas binários, reorganização do estacionamento e reprogramação de 19 cruzamentos semafóricos.
Entre as principais mudanças estão:
- Implantação de binário com a Rua da Passagem, entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol;
- Manutenção do sentido duplo de circulação em um trecho de 3 km entre a Avenida Tirol e a Avenida Perimetral;
- Implantação de duas faixas por sentido, com estacionamento intercalado entre os lados direito e esquerdo da via;
- Novo binário entre a Rua P-25 e a Rua 220, com a Avenida Perimetral, com três faixas por sentido e estacionamento nos dois lados (direito na Perimetral e esquerdo na 24 de Outubro);
- Construção de uma alça de retorno para facilitar o tráfego;
- Retirada da rotatória no cruzamento com a Rua 17;
- Extensão da calçada na Alameda Progresso;
- Implantação de novo semáforo no cruzamento com a Rua Geraldo Ney.
De acordo com o secretário Tarcísio Abreu, da SET, as mudanças consideram o uso real da via.
“Estamos promovendo uma reorganização inteligente da via, com foco na fluidez e na segurança de motoristas, ciclistas e pedestres”, disse.
As intervenções devem ocorrer de forma gradual nos próximos dias e serão acompanhadas por ações de orientação aos motoristas.
