A partir desta segunda-feira (14), estão abertas as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND).
A avaliação foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação e servirá como um dos critérios de classificação nos futuros Processos Seletivos Simplificados da rede pública municipal.
Prova Nacional Docente (PND)

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho pelo site do PND.
A taxa de inscrição é de R$ 85, com prazo para pagamento até 31 de julho. Estudantes que já estejam inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e estejam concluindo a graduação serão cadastrados automaticamente e terão isenção da taxa.
A aplicação da prova está marcada para 26 de outubro, e o resultado final será divulgado em 10 de dezembro. A avaliação seguirá as matrizes de referência utilizadas na prova teórica do Enade voltada às licenciaturas.
O exame terá duração de 5h30 e será dividido em duas partes, sendo a primeira abordará conteúdos de Formação Geral Docente, com 30 questões objetivas e uma dissertativa comum a todos os cursos de licenciatura e, a segunda será específica de cada área, com 50 questões.
Sobre a PND

A Prova Nacional Docente foi criada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria MEC nº 96/2025. Seu objetivo é contribuir com estados e municípios na seleção de professores para a educação básica, sem substituir concursos ou processos locais, mas servindo como instrumento complementar.
A participação é aberta a profissionais com licenciatura ou formação pedagógica, além de ser obrigatória para concluintes de cursos de licenciatura cadastrados por suas instituições de ensino superior.
A proposta é ampliar a qualificação das seleções docentes e fomentar políticas de valorização da carreira, com foco em mérito e equidade.
A PND integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da formação de professores, incluindo iniciativas como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e outras políticas articuladas com órgãos públicos e instituições parceiras.