Estudantes interessados em financiar a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (14).
O prazo segue até as 23h59 do dia 18 de julho, com horário de Brasília. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, sem cobrança de taxa.
Inscrições no FIES

O cronograma foi estabelecido em edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho.
Para participar da seleção, é necessário cumprir alguns critérios, dentre eles, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 201, obter, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do Enem e nota diferente de zero na redação, não ter participado do exame na condição de treineiro e possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025).
Metade das vagas oferecidas neste semestre está reservada ao Fies Social, modalidade lançada em 2024. Ela é destinada a candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759 atualmente).
Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% do valor das mensalidades, com cotas destinadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Seleção

A seleção será feita em chamada única, com divulgação dos resultados marcada para 29 de julho. Os candidatos aprovados deverão acessar o sistema Fies Seleção entre os dias 30 de julho e 1º de agosto para validar as informações e concluir a inscrição.
Quem não for convocado na chamada inicial entrará automaticamente na lista de espera, que será utilizada para preencher eventuais vagas remanescentes, respeitando a ordem de classificação. Essa etapa ocorrerá entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
Finalidade do programa
Criado em 2001, o Fies tem como finalidade ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo crédito para cursos de graduação em faculdades particulares que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Em 2025, o programa disponibiliza 112.168 vagas, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 agora no segundo.