Estão abertas as inscrições para o Desafio Aprendizes da Matemática, que vai selecionar 12 jovens do Aprendiz do Futuro para um intercâmbio cultural na Europa com todas as despesas pagas.
Podem participar jovem que ingressaram no programa entre os dias 1º de fevereiro de 2024 e 27 de julho de 2025.
Desafio Aprendizes da Matemática
As inscrições para a competição já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de julho, por meio da plataforma de aprendizagem do programa Aprendiz do Futuro.
No site, também estão disponíveis todas as informações sobre o desafio, que será dividido em duas fases classificatórias. Na primeira etapa, os participantes precisarão concluir as atividades da “Pílula de Conhecimento”, com foco em matemática, além de passarem por uma análise de desempenho escolar. Já a segunda fase será presencial, com aplicação de uma prova final, sendo necessário obter nota igual ou superior a 8,0 para avançar.

A premiação contempla diferentes categorias. Os primeiros colocados garantirão uma viagem internacional, além de uma medalha de ouro. Os participantes que ficarem entre o 13º e o 22º lugar receberão uma medalha de prata e um smartphone. Já aqueles que se classificarem entre a 23ª e a 30ª posição ganharão uma medalha de bronze e um fone de ouvido.
A distribuição dos prêmios seguirá critérios definidos no regulamento, garantindo que 50% das vagas sejam destinadas a jovens do sexo feminino e os outros 50% a participantes do sexo masculino, sempre considerando as melhores notas.
- Mercado de trabalho: Prefeitura em Goiás abre inscrições para concurso com salários de até R$ 7,3 mil
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é parceiro da iniciativa e ficará responsável pelo conteúdo de matemática e pela aplicação das avaliações. Caso haja empate na pontuação final, será realizado um sorteio entre os participantes com a mesma nota.
Esta é a terceira edição da competição organizada pelo Aprendiz do Futuro. Na edição de 2022, 12 jovens participaram de um intercâmbio para cidades europeias como Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Lisboa (Portugal). Em 2023, outros 12 estudantes tiveram a oportunidade de visitar Paris (França), Genebra e Lausanne (Suíça), incluindo visitas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
