A vacinação contra a meningite em Goiás ganhou um reforço importante. A partir desta terça-feira (1º) crianças com 12 meses de idade passarão a receber a vacina meningocócica ACWY como parte do esquema vacinal oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Até então, o calendário infantil incluía duas doses da vacina meningocócica C — aplicadas aos três e cinco meses — e um reforço com a mesma vacina ao completar um ano de vida.
Agora, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos da bactéria Neisseria meningitidis (sorogrupos A, C, W e Y), responsáveis pelos casos mais graves da doença.
A mudança amplia a proteção das crianças e segue recomendação do Ministério da Saúde, que oficializou a alteração na Nota Técnica nº 77/2025.

O que muda na prática?
Crianças que já tomaram as três doses com a vacina meningocócica C — incluindo o reforço aos 12 meses — não precisam ser vacinadas novamente. Já aquelas que ainda não receberam essa dose de reforço poderão fazê-la diretamente com a ACWY.
A cobertura vacinal para a meningite C em crianças menores de um ano, em Goiás, está em 85,61% (dados de março de 2025). A nova estratégia busca ampliar a proteção e evitar novos casos graves da doença.
“A oferta da vacina ACWY significa uma cobertura mais ampla de sorogrupos de bactéria causadora da meningite, deixando a criança mais protegida, o que pode salvar muitas vidas”, ressaltou a subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.
Meningite
A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias — sendo a forma bacteriana a mais perigosa. A transmissão acontece principalmente pelo ar, por meio de gotículas de saliva, tosse ou espirro.
Além dos sintomas intensos, como febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca, a doença pode causar sequelas permanentes, como perda auditiva, dificuldades motoras e neurológicas, ou levar à morte.
Em 2024, Goiás registrou 290 casos confirmados de meningite, com 50 mortes. Somente neste ano, já foram 76 casos e 11 óbitos.
