A jovem piloto Nayane Porto, de 23 anos, demonstrou habilidade ao conduzir um pouso de emergência que mobilizou a atenção nacional na última quinta-feira (29).
A piloto estava no comando da aeronave que apresentou falha no trem de pouso enquanto transportava a apresentadora da TV Globo, Lívia Andrade, seu marido, o produtor e promotor de eventos Marcos Araújo, de 51 anos, e mais um passageiro.
Piloto goiana

A viagem começou em Goiânia, com uma parada em Rio do Pires para embarque dos ocupantes, e tinha como destino o Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.
Durante o percurso, a falha no sistema de descida do trem de pouso foi identificada. Com calma e precisão, Nayane manteve a aeronave em voo sobre o interior paulista até conseguir realizar uma aterrissagem segura no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (Confira a nota completa no final da matéria).
Além da atuação destacada como piloto, Nayane também é presença ativa nas redes sociais.
Com 177 mil seguidores no Instagram e mais de 200 mil no TikTok, a piloto compartilha o dia a dia da profissão com seus seguidores.
- Libertadores 2025: sorteio define oitavas de final; veja os confrontos
Trajetória

O início da trajetória de Nayane na aviação começou em Goiânia. Foi no dia 30 de julho de 2020 que ela realizou seu primeiro voo solo, no tradicional Aeroclube de Goiás, instituição que forma pilotos desde 1938. Na capital goiana, ela deu os primeiros passos rumo ao sonho de voar profissionalmente.
Mais recentemente, em 27 de abril deste ano, alcançou outro marco importante, seu primeiro voo internacional. O destino foi a cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, ampliando ainda mais sua experiência como piloto.
Confira a nota completa sobre o ocorrido
“Agradeço a todos pela preocupação e pelas mensagens que venho recebendo. Ontem (29/05/2025), realizei o voo na aeronave PT-LHZ, modelo king Air E90, ao lado de meu colega de cabine Neto Lima. Fizemos incialmente o trecho Goiânia GO – Pires do Rio GO, onde buscamos 3 passageiros e em seguida o trecho Pires do Rio GO – São Paulo (Marte).
Já em fase de aproximação no Aeroporto Campo de Marte, tivemos uma falha na indicação do abaixamento do trem de pouso do avião. Com isso, tentamos repetir o procedimento normal por mais 2 vezes, e além disso, fizemos passagens baixas sobre a pista no campo de Marte para que a torre pudesse nos ajudar verificando visualmente quanto ao abaixamento do trem de pouso.
Uma vez constatado que não tínhamos indicação utilizando o sistema primário decidimos efetuar procedimento secundário (manual) de abaixamento do trem de pouso, conforme previsto no manual e check list da aeronave, decidimos alternar o pouso para o aeroporto de Jundiaí SP por possuir uma pista melhor e também menos fluxo de tráfego aéreo.
Ao realizarmos o procedimento secundário de abaixamento do trem de pouso, obtivemos a indicação de trem baixado e travado (Luzes verdes de confirmação), com isso prosseguimos para um pouso normal e seguro.
Em adicional, informo que a aeronave está com a manutenção em dias, como também a tribulação devidamente habilitada para o voo. Eventos dessa natureza podem acontecer, por isso é importante uma tripulação devidamente habilitada e preparada para o voo, além disso uma manutenção em dias.
Fizemos exatamente o que é previsto pelo manual do fabricante e Graças a Deus tudo ocorreu conforme esperado. Mais uma vez, obrigada a todos pelo carinho!”.