O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para Goiás nesta quarta-feira (28). A principal região atingida deve ser a sudoeste do estado.
Conforme o órgão, há risco potencial de chuva entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora, além de rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo.
A previsão é que a tempestade atinja especialmente a região sudoeste de Goiás, em cidades como: Aporé, Chapadão do Céu, Itajá, Lagoa Santa, Mineiros, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis.
Além disso, há prognóstico do avanço de uma massa de ar frio pelo Brasil, que pode reduzir as temperaturas em até 5ºC no sul e sudoeste do estado, até a próxima quarta-feira (30).
Os municípios goianos mais afetados devem ser Rio Verde, Jataí, Mineiros, Morrinhos e Pires do Rio. A máxima deve chegar aos 25ºC, enquanto a mínima gira em torno dos 9ºC. A capital goiana não deve sentir tanto o impacto, com queda leve na temperatura, com máxima na cada de 28ºC.

Clima no Brasil
Segundo o Inmet, a tempestade também deve atingir outros estados brasileiros, especialmente o centro-oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, sudoeste do Mato Grosso, sul de Rondônia e boa parte do Mato Grosso do Sul.
O acumulado de chuvas nessas localidades devem chegar a 100 mm por dia, com queda de granizo e ventos de até 100 km/h.
A previsão é que, até sexta-feira (30), as temperaturas apresentem uma queda expressiva de mais de 15°C, especialmente em algumas áreas do Sul do Brasil.
O frio deve avançar no país abrangendo ainda áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais.
