Goiânia acaba de conquistar uma importante certificação nacional: a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, com validade até 2026.
A certificação, pleiteada pela Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), foi concedida pelo Ministério do Turismo e reconhece a capital como um dos destinos estratégicos para o desenvolvimento de políticas públicas federais voltadas ao setor.
Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define as áreas prioritárias para atuação do Ministério, além de categorizar os municípios com o objetivo de identificar o desempenho da economia do setor.
“A inclusão de Goiânia no Mapa do Turismo Brasileiro nos posiciona de forma estratégica para captar recursos e participar de projetos federais.”, destaca a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly.
O mapeamento permite uma visão ampla do potencial turístico das cidades, facilitando a gestão e a distribuição de recursos de forma mais eficaz.
Entre os critérios exigidos para a certificação estão: existência de uma secretaria ou departamento responsável pela área, cadastro de prestadores de serviços no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo e preenchimento das informações sobre atividades turísticas no sistema do Ministério do Turismo.
Com a inclusão de Goiânia, o estado de Goiás passa a contar com 91 municípios integrando o Mapa do Turismo Brasileiro 2025, distribuídos em 12 regiões turísticas:
- Região do Ouro;
- Região Terra Ronca;
- Região Vale do Araguaia;
- Região Chapada das Emas;
- Região das Águas Quentes;
- Região Lago do Paranaíba;
- Região da Estrada de Ferro;
- Região Pegadas no Cerrado;
- Região Negócios e Tradições;
- Região Vale da Serra da Mesa;
- Região Chapara dos Veadeiros;
- Região Encantos do Planalto Central.
