O Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo, começa a ser reformado nesta segunda-feira (26). A última reforma no local foi feita em 2012.
Este é o último equipamento do sistema BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) a ser contemplado pelo projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC).
A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro de 2025. A intervenção faz parte do projeto Nova Anhanguera, que contempla também a revitalização de seis terminais e 19 estações ao longo do corredor do BRT Leste-Oeste.

Atendimento será mantido durante as obras
Atualmente, cerca de 11 mil pessoas utilizam o terminal diariamente, que opera com 17 linhas de ônibus em nove pontos de embarque.
Mesmo com a reforma em andamento, o atendimento aos usuários não será interrompido. O funcionamento do terminal será mantido no local, sem a necessidade de estrutura provisória.
A operação do Eixo Anhanguera segue normalmente, com dois pontos de embarque ativos. Além do terminal de Senador Canedo, outras quatro unidades — Bíblia, Praça A, Dergo e Padre Pelágio — estão passando por reformas. O Terminal Novo Mundo já foi entregue em janeiro de 2025.

Reforma do terminal de Senador Canedo
O projeto de revitalização prevê melhorias amplas nos espaços internos do terminal. Serão realizados serviços como pintura, troca de revestimentos, renovação de pisos, portas, louças e metais. Haverá ainda a construção de novos sanitários públicos — com acessibilidade para pessoas com deficiência e banheiro familiar — e a implantação de ambientes administrativos, como salas para a Guarda Militar, Administração e Fiscalização.
Os colaboradores também contarão com espaços de apoio, incluindo refeitório, escaninhos e sanitários internos. Na parte tecnológica, o terminal receberá uma sala de tecnologias, central de resíduos, gerador e até uma usina fotovoltaica.
Os acessos ao terminal também serão modernizados, com nova linha de bloqueio, sistemas de sonorização, câmeras de segurança (CFTV) e painéis de informação.