A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, nesta quarta-feira (21), a programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025. Todas as atividades são gratuitas.
Neste ano, 15 municípios integram o circuito que começa dia 31 de maio, em Luziânia, e termina em 14 de setembro, em Silvânia.
O governo estadual destinou R$ 4 milhões para a realização dos festejos, com o objetivo de apoiar prefeituras e associações locais na organização do evento. O valor é utilizado para preparar os espaços, instalar sinalização, montar arquibancadas e estruturas, confeccionar indumentárias, divulgar o evento, além de cobrir despesas com recepção e segurança do público.

As Cavalhadas são reconhecidas como uma das expressões culturais mais tradicionais de Goiás. A apresentação teatral remonta às batalhas travadas entre cristãos e mouros na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV. O espetáculo é protagonizado por dois grupos, com 12 cavaleiros de cada lado, que encenam combates coreografados, repletos de cores, simbologias e adereços.
Em algumas cidades, a festividade conta ainda com os Mascarados — personagens populares que simbolizam o povo e percorrem as ruas, a cavalo ou a pé, em meio a brincadeiras e animação. As encenações costumam durar de dois a três dias, encerrando-se com a vitória dos cristãos e a conversão dos mouros ao cristianismo.
Programação das Cavalhadas 2025
- Luziânia: 31 de maio
- Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
- Posse: 7 e 8 de junho
- Jaraguá: 8 e 9 de junho
- Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
- São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
- Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
- Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
- Crixás: 28 e 29 de junho
- Niquelândia: 5 e 6 de julho
- Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
- Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
- Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
- Silvânia: 13 e 14 de setembro
