O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que mais de 5 milhões de títulos de eleitor serão cancelados em todo o país.
O prazo para regularização terminou no domingo, 19 de maio, e quem não resolveu as pendências com a Justiça Eleitoral dentro do período estipulado terá a inscrição suspensa.
A medida está prevista na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral. Ao todo, foram identificados mais de 5,3 milhões de eleitores que deixaram de votar, justificar a ausência ou pagar as multas nos três últimos pleitos — incluindo eleições suplementares.

Regularização dos títulos de eleitor
A partir de agora, eleitores com títulos passíveis de cancelamento ainda poderão procurar o cartório eleitoral para solicitar a regularização, seja presencialmente ou pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral.
Para isso, é necessário apresentar os documentos exigidos e, caso haja débitos, quitá-los. No entanto, o simples pagamento das multas não garante a reativação do título — é preciso fazer o pedido formal de regularização.
O cancelamento será processado sem aviso individual, mas a situação eleitoral pode ser consultada no site do TSE. O título cancelado pode impedir o cidadão de exercer uma série de direitos, como tirar passaporte, tomar posse em concursos públicos ou obter empréstimos em bancos oficiais.

Goiás: maior colégio eleitoral do Centro-Oeste
Goiás é o maior colégio eleitoral da Região Centro-Oeste, com 5.126.435 eleitores aptos a votar, conforme as eleições municipais de 2024, representando um aumento de 4,99% em relação ao pleito anterior.
A maioria do eleitorado goiano é composta por mulheres, que representam 52% dos votantes. A faixa etária predominante é de 45 a 59 anos. Além disso, o número de jovens entre 16 e 17 anos que se alistaram como eleitores aumentou significativamente, com mais de 17 mil novos registros no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 38,91% em relação ao ano anterior.
Entre os municípios, Goiânia lidera com 1.030.274 eleitores, seguida por Aparecida de Goiânia, com 345.367, e Anápolis, com 262.660 votantes.