A Prefeitura de Goiânia iniciou a operação do primeiro trecho do sistema de metronização no transporte coletivo da capital, implantado no corredor do BRT Leste-Oeste entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia.
A tecnologia, que utiliza inteligência artificial (IA), tem como finalidade reduzir o tempo de parada dos ônibus nos semáforos, otimizando os deslocamentos dos passageiros.
Inteligência artificial no trânsito

A proposta é tornar os corredores BRT mais eficientes, contribuindo para que o transporte público se torne uma alternativa mais prática à população.
O sistema funciona por meio de comunicação entre dispositivos instalados nos veículos e os semáforos, permitindo que estes ajustem os tempos de sinal conforme a aproximação dos ônibus, reduzindo interrupções no percurso.
De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a expectativa é de que a velocidade média nos horários de pico aumente em cerca de 30%, passando dos atuais 16 km/h para aproximadamente 21 km/h, patamar mais próximo do previsto para sistemas BRT.
A próxima etapa da implantação será no trecho entre a Praça da Bíblia e o Terminal Padre Pelágio. Segundo a prefeitura, outros corredores também deverão receber a tecnologia, em um processo que será implementado de forma gradual. Também está em estudo a retomada de linhas com veículos menores, que operariam sob demanda, como os antigos citybus, com o objetivo de oferecer mais alternativas de mobilidade urbana.
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Sobre a metronização

Lançado em janeiro deste ano, o projeto de metronização é um acordo entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e o RedeMob Consórcio.
Embora operem em corredores exclusivos, os BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste ainda não atingem a velocidade média esperada para esse tipo de serviço.
A metronização busca corrigir esse descompasso por meio da automação semafórica, utilizando sensores nas vias e nos veículos para identificar a aproximação dos ônibus e ajustar, em tempo real, os tempos dos sinais, favorecendo o avanço dos coletivos nos cruzamentos urbanos.