O programa Aprendiz do Futuro, criado para oferecer formação profissional a adolescentes em situação de vulnerabilidade, anunciou a ampliação de suas vagas de 6.250 para 10 mil em todo o estado de Goiás.
A iniciativa, que já impactou mais de 13 mil jovens desde 2021, amplia o alcance da socioaprendizagem, permitindo que mais adolescentes tenham acesso a capacitação, renda e inclusão social.
“O Aprendiz do Futuro é um diferencial enorme, porque são portas que vão se abrir. Eu quero ver a determinação e a vontade de vocês, porque é na dificuldade que vão se transformar em uma referência profissional amanhã. O meu conselho é que estudem, porque não têm como se destacar sem dedicação”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado.

Programa Aprendiz do Futuro
Voltado a jovens de 14 e 15 anos, o programa prioriza alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular com renda familiar de até dois salários mínimos.
Os selecionados atuam meio período em órgãos públicos, onde recebem formação prática e benefícios como meio salário mínimo, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, férias e décimo terceiro salário.
Além da formação profissional, o programa tem como diferencial o foco na diversidade e inclusão. Parte das vagas é reservada para grupos historicamente marginalizados, como jovens indígenas, quilombolas, ciganos, afrodescendentes, adolescentes em acolhimento institucional ou em cumprimento de medidas socioeducativas, além de pessoas com deficiência e órfãos da pandemia de Covid-19.
Uma das novidades desta nova fase é a inclusão de cerca de 500 aprendizes na administração municipal de Goiânia, resultado de uma parceria com a prefeitura da capital. Até então, o município ainda não havia integrado o programa à sua estrutura.

Para jovens como Sara Vitorya, de 15 anos, o Aprendiz do Futuro representa mais que um trabalho.
“Tem me ensinado a ter responsabilidade com horário, a respeitar os colegas e, principalmente, a cuidar do meu dinheiro. Ganhar o salário e não saber administrar é como não ter nada”, contou.
- Mercado de trabalho: Feirão de empregos em Goiânia oferece mais de 800 vagas; veja como participar