A Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa nesta quarta-feira (8) após quatro rodadas de votação no conclave realizado na Capela Sistina, no Vaticano.
Ele é o primeiro norte-americano a assumir o posto máximo da Igreja e escolheu ser chamado de Papa Leão XIV, um nome que remete à tradição e à força da instituição.
O anúncio foi feito pelo cardeal Dominique Mamberti, que seguiu o tradicional rito em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam”– (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”).
Minutos depois, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e conceder a tradicional bênção urbi et orbi – à cidade e ao mundo.
Quem é o novo Papa
Natural de Chicago, Prevost tem também nacionalidade peruana, obtida em 2015, fruto de sua longa missão pastoral na América Latina. Antes de se tornar padre, formou-se em Matemática e entrou para a vida religiosa aos 22 anos.
Como missionário agostiniano, atuou no Peru por vários anos e chegou a ser arcebispo de Chiclayo, no norte do país. Seu trabalho o levou ao Vaticano, onde, em 2023, foi nomeado prefeito do influente Dicastério para os Bispos — órgão responsável por orientar o papa nas nomeações episcopais ao redor do mundo.
Com uma trajetória que atravessa os Estados Unidos, a Europa e a América Latina, Prevost já indicava o desejo de continuidade e renovação:
“Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã”, afirmou em entrevista ao Vatican News.
Para ele, a missão da Igreja permanece a mesma – proclamar Jesus Cristo – mas os caminhos para alcançar diferentes públicos precisam se adaptar aos novos tempos.

Eleição
A eleição contou com a participação de 133 cardeais com direito a voto. Embora o número exato de votos recebidos não tenha sido divulgado, Prevost precisou de, no mínimo, 89 votos para ser escolhido.
O Brasil teve sete representantes no conclave: Dom Odilo Scherer, Dom Orani Tempesta, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Dom Jaime Spengler, Dom Sérgio da Rocha e Dom João Aziz.
A expectativa agora gira em torno dos primeiros passos do Papa Leão XIV à frente da Igreja, especialmente quanto à continuidade das reformas iniciadas por Francisco e à aproximação com os fiéis de diferentes culturas e contextos sociais.
- Dia das Mães: Confira as melhores opções de presentes em Goiânia