Foi anunciada na última quarta-feira (30) a relação de projetos artísticos escolhidos para compor a programação cultural do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2025, que acontecerá entre os dias 10 e 15 de junho, na cidade de Goiás.
A edição deste ano se destaca pela pluralidade de linguagens artísticas e pela valorização da identidade cultural. A lista completa dos aprovados está disponível no site oficial: fica.go.gov.br.
Festival Fica

A primeira categoria foi dedicada exclusivamente a artistas que vivem na cidade de Goiás. Nela, seis atrações ligadas às tradições populares foram contempladas, abrangendo manifestações como o carnaval, capoeira, cortejos e artes circenses.
Dentre os selecionados estão Jorge Luis de Souza Pinheiro Fabino com a Escola de Samba União Goiana, Meninos de Angola, UCAPRA (União da Capoeira Angola Pró-Adolescente), Saracura do Brejo, Associação Mocidade Independente do João Francisco, e o Bloco Mulherada Comigo Ninguém Pode, com apoio do Bloco Coró Mulher.
Ainda na primeira categoria, na área da música, oito artistas e grupos da cidade foram escolhidos: Lourany Cruz, Ronaldo Oliveira, Kauã e Renan, Grupo Charangau, Fernando Xandó, Rafael Guerreiro, Alidi e Nito Noleto.

A terceira categoria contemplou artistas de diferentes cidades do Estado de Goiás. Oito propostas musicais foram selecionadas e entre os nomes escolhidos estão Juraildes da Cruz, Tambores do OrumMundhumano, Bruna Mendez, Marco Outeiro, Trio Jambu, Quinto Elemento e Hugo Vitti.
Com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”, o Fica 2025 oferecerá uma programação gratuita e variada.
Entre as atrações estão mostras competitivas de cinema, oficinas, atividades infantis, apresentações musicais, iniciativas ambientais, rodas de conversa e debates com importantes nomes do cinema brasileiro e internacional.