O Ministério da Saúde solicitou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação para a inclusão da vacina contra o herpes-zóster na rede pública de saúde.
A pasta aguarda o parecer técnico para definir a incorporação da dose ao Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que o processo de análise seja concluído em 2026, conforme técnicos da própria pasta.
A incorporação de uma nova vacina ao SUS passa por etapas como identificação da demanda, análise técnico-científica, avaliação de viabilidade e pactuação entre União, estados e municípios.
Atualmente, a vacina está disponível apenas na rede privada, com custo estimado de R$ 2 mil para duas doses.
O tema foi tratado em audiência entre o ministro e a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO), realizada na terça-feira (22). A parlamentar foi internada com a doença em março deste ano e permaneceu cinco dias hospitalizada.

Herpes-zóster
O herpes-zóster é causado pela reativação do vírus da catapora e está associado à queda da imunidade e ao envelhecimento.
Segundo o Ministério da Saúde, o vírus causador pode permanecer inativo no organismo por toda a vida. A reativação costuma ocorrer na fase adulta, principalmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como aquelas com doenças crônicas, casos de câncer, HIV/aids, ou que passaram por transplantes.
Em situações menos comuns, o herpes-zóster pode surgir após o contato com indivíduos infectados por varicela (catapora) ou até com outros casos de zóster, o que sugere a possibilidade de reinfecção, mesmo em quem já teve contato anterior com o vírus. Também há registros de transmissão de varicela para crianças a partir de pessoas com herpes-zóster.
A manifestação do herpes-zóster é geralmente precedida por sintomas característicos. Antes do surgimento das lesões na pele, é comum o paciente apresentar:
- dor nos nervos (neuralgia);
- formigamento ou sensação de agulhadas;
- queimação e coceira na área afetada;
- febre;
- dor de cabeça;
- sensação de mal-estar.

*Com informações da Agência Brasil