A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que, nas três primeiras semanas da campanha de vacinação contra a Influenza, foram aplicadas 62.507 doses do imunizante.
A meta é vacinar 90% do público-alvo até o fim do ano, o que, segundo a pasta, exige a continuidade do atual ritmo de adesão.
Vacinação contra a influenza

O titular da SMS, Luiz Pellizzer, destacou que o resultado até o momento é positivo, mas que ainda há necessidade de mobilização para manter a cobertura vacinal em alta, especialmente diante do aumento de casos de gripe.
Segundo ele, a fase inicial costuma apresentar maior procura, e é importante que esse engajamento se mantenha ao longo da campanha, especialmente entre os grupos prioritários.
A vacinação contra Influenza seguirá por 32 semanas e é direcionada a crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, professores, profissionais da saúde e integrantes de outros grupos com maior risco ou exposição, como caminhoneiros, indígenas, pessoas com doenças crônicas ou deficiência, moradores em situação de rua, profissionais das forças de segurança, trabalhadores do transporte coletivo e população carcerária.
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS, a campanha prioriza pessoas mais vulneráveis ou com maior probabilidade de complicações. A gripe, além de causar sintomas respiratórios, pode agravar condições já existentes ou evoluir para quadros mais graves, como pneumonia e encefalite.
Neste ano, a vacina aplicada é a versão trivalente, que oferece proteção contra os subtipos H1N1, H3N2 e B do vírus Influenza. A SMS ressalta que o imunizante é seguro, pode ser administrado junto com outras vacinas previstas no calendário nacional e tem eficácia estimada em 70% na prevenção de formas graves da doença e mortes.
A rede municipal de saúde disponibiliza o imunizante em todas as 46 salas de vacinação da cidade. Além disso, 14 unidades funcionam como pontos de referência para a campanha, com duas unidades por região operando em horário ampliado, das 7h às 19h.
Confira os pontos de vacinação

- Norte
CIAMS Urias Magalhães (atendimento também aos fins de semana e feriados)
CSF Jardim Guanabara I
- Noroeste
USF Alto do Vale
USF São Carlos
- Sul
CMV (atendimento também aos fins de semana e feriados)
UPA Jardim América (atendimento também aos fins de semana e feriados)
- Leste
UPA Chácara do Governador
UPA Novo Mundo
- Oeste
USF Vera Cruz II
Cais Bairro Goiá
Campinas-Centro
CSF Leste Universitário
CS Crimeia Leste
- Sudoeste
Ciams Novo Horizonte (segunda a sexta)
CS Vila Boa