Um homem de 51 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (9), em Goiânia, suspeito de submeter sua mãe, uma idosa de 78 anos, a maus-tratos e abandono qualificado que resultaram em lesões graves.
A ação faz parte da segunda fase da Operação Indignus, conduzida pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) da Polícia Civil de Goiás.
Filho suspeito de maus-tratos contra a mãe
A denúncia que motivou a operação partiu de uma informação anônima. Segundo o relato, a idosa estaria há mais de dois meses trancada em sua residência no bairro Jardim Cerrado X, sem alimentação adequada ou qualquer tipo de assistência médica. O filho, conforme a investigação, a deixava sozinha durante todo o dia.
Durante a apuração, a polícia descobriu que a vítima já havia sido internada anteriormente no Hospital Estadual de Urgências Otávio Lage (Hugol), com sinais severos de desnutrição, infecção e falta de higiene. Na época, o Serviço Social do Hospital Célia Câmara – que integra a rede de proteção – já havia notificado o caso à PCGO. A idosa permaneceu hospitalizada por mais de um ano e, mesmo após receber alta, não foi buscada pelo filho.
Ver essa foto no Instagram
Após dificuldades para localizar o novo endereço do suspeito, que havia se mudado sem aviso, a equipe policial utilizou o sistema de transporte ambulatorial para localizá-lo. No local, os agentes encontraram a idosa trancada dentro de casa, amarrada à cama, pelada, desidratada, com fralda saturada e deitada sobre um colchão encharcado de urina. O imóvel estava abafado, sem ventilação, e em total estado de insalubridade.
A entrada só foi possível com a ajuda de uma vizinha, que pulou a janela para destrancar a porta. Dentro da residência, também foi encontrada a neta da idosa, de 19 anos, dormindo no momento da abordagem, alegando não ter ouvido os chamados da equipe.
- Manipulação no futebol: Aliciador ofereceu R$ 500 mil para presidente de clube sem saber que era delegado
A vítima apresentava sinais claros de sede e desnutrição, sem qualquer tipo de alimentação adequada disponível. Devido à gravidade do seu estado de saúde, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate. A idosa foi levada imediatamente à UTI do Hospital de Urgência de Goiânia, com pressão arterial de 7×5 mmHg e saturação de oxigênio em 87%.
O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz, com agravantes por lesão grave. O caso foi encaminhado ao Ministério Público e à rede de proteção para providências legais e aplicação de medidas protetivas.
