Foi concluída nesta quarta-feira (9) a sincronização dos semáforos nos corredores viários Castelo Branco–Mutirão e Jamel Cecílio–136, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de deslocamento.
A adoção de tecnologia nos cruzamentos permite que motoristas economizem até 30 segundos por semáforo, o que pode representar uma redução de cerca de 30% no tempo total da viagem, contribuindo para a diminuição dos congestionamentos.
Os novos equipamentos contam com sistemas de proteção contra falhas, como nobreaks e chips, que garantem o funcionamento mesmo durante quedas de energia. Outra medida implementada foi a criação de uma terceira faixa nos dois corredores, ampliando a capacidade de tráfego.
“Onda verde” nos semáforos de Goiânia

Na Avenida Castelo Branco, também foi aberta uma nova alça de acesso à Marginal Cascavel. Antes, os veículos precisavam fazer uma conversão à esquerda na Rua Jaraguá, ponto que era considerado um dos principais gargalos da região. Com a proibição dessa conversão, espera-se uma melhora na fluidez do tráfego local.
As intervenções incluem nova sinalização horizontal e vertical, além de ajustes na geometria das vias para facilitar os movimentos de conversão. Mudanças como essas também impactam o transporte coletivo, com a expectativa de que os ônibus circulem em maior velocidade por meio da sincronização semafórica, o que pode resultar em maior regularidade e menor tempo de espera.
As medidas integram o Plano Nova Mobilidade, apresentado em fevereiro deste ano, que visa reorganizar o trânsito e desobstruir vias principais. Estão previstas intervenções em corredores como T-10, T-9, T-7, Mangalô e César Lattes. Também está em andamento a ampliação da Marginal Botafogo, com a criação de uma terceira faixa que deve aumentar em até 50% a capacidade de tráfego.
Radares

Com a retirada de estacionamentos na Avenida Castelo Branco, foram criadas 500 novas vagas nas ruas próximas. Já na Jamel Cecílio, a proposta inclui a construção de bolsões de estacionamento nas calçadas, executada por comerciantes locais após autorização do município, com previsão de 30 novas vagas.
As vias passaram a ser monitoradas por câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), estrutura que acompanha em tempo real a mobilidade na cidade. Atualmente, Goiânia possui 20 radares e 12 câmeras PTZ (com visão panorâmica) em funcionamento. A previsão é que esse número chegue a 65 radares e 24 câmeras até o fim de abril, com expansão futura para 280 radares e 100 câmeras, além de equipamentos móveis para reforçar a fiscalização.