Foi inaugurado nesta segunda-feira (31), o Centro de Controle Operacional da Secretaria de Engenharia de Trânsito, em Goiânia.
A central de inteligência vai monitorar a cidade com câmeras em tempo real e radares instalados em diversos pontos. O objetivo é garantir uma cidade mais eficiente e segura.
A central ainda terá integração das informações com bancos das polícias Federal (PF), Civil (PC), Militar (PM) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Radares e câmeras em Goiânia
Atualmente, a cidade conta com 20 radares espalhados por diversos bairros, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes, além de 12 câmeras PTZ (panorâmicas) posicionadas estrategicamente.
Até o final de abril, o total de radares será ampliado para 65 e o de câmeras para 24, com previsão de instalação de mais 30 radares e 32 câmeras no segundo lote do projeto.
O objetivo final é alcançar 280 radares e 100 câmeras distribuídos pela cidade, além de quatro radares móveis para reforçar a fiscalização.
- Entretenimento: Pecuária de Goiânia 2025 confirma shows de Safadão, Murillo Huff e Matogrosso & Mathias
A implantação do CCO e a reativação da fiscalização eletrônica fazem parte de um contrato de R$ 242,8 milhões, válido por cinco anos e dividido em três etapas.
O secretário municipal de Mobilidade, Tarcísio Abreu, destacou que as infrações passarão a ser monitoradas em tempo real.
“Esses equipamentos já estão instalados e funcionando. A fiscalização começa hoje, e os agentes de trânsito vão atuar em turnos”, ressaltou.
Além do controle viário, a integração das câmeras e radares ao banco de dados das forças de segurança fortalecerá o combate à criminalidade, segundo o prefeito Sandro Mabel.
“Cada imagem gerada pelos radares e câmeras pode ser acessada pelas forças policiais para identificar criminosos, veículos roubados e pessoas com pendências judiciais. Esse sistema vai tornar Goiânia uma das cidades mais seguras do Brasil”, afirmou Mabel.

- Campeonato Goiano 2025: Vila Nova garante o título após vencer o Anápolis por 3×0