O piloto Josias Pereira Lemes, de 52 anos, morreu nesta sexta-feira (28) após o avião agrícola em que estava cair em uma fazenda em São Paulo.
Josias era natural de Anápolis e trabalhava com aviação agrícola há 4 anos.
Morte de piloto em queda de avião

O avião agrícola de pequeno porte, utilizado para pulverização em canaviais, caiu na região entre Guaíra (SP) e Miguelópolis (SP), no interior de São Paulo.
Conforme informações da Defesa Civil do Estado, o acidente ocorreu por volta das 7h, em um canavial localizado entre os Kms 39 e 40 da RodoviaAssis Chateaubriand (SP-425), no bairro Rural.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave envolvida no incidente era um modelo EMB-202A. Este tipo de avião tem capacidade para apenas uma pessoa e é equipado com um motor convencional.
Até o momento não foi divulgado o motivo da queda e a apuração sobre as causas do acidente será feita pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4).
Por meio de nota, o Grupo Precisão, em que Josias prestava serviço, lamentou o ocorrido e destacou que o piloto era querido por todos.
Confira a nota completa
“O Grupo Precisão manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do piloto Josias Pereira Lemes, 52 anos, ocorrido nesta manhã em um acidente aeronáutico no interior do Município de Guaíra, São Paulo.
Destaca-se a qualidade de um profissional experiente e querido por todos na empresa, sua partida deixa um vácuo impossível de ser preenchido em seus círculos de amigos e colegas.
Ratificamos que, o profissional era altamente capacitado, contendo todos os certificados e exames em dia, assim como, a aeronave possuía manutenção e documentação em situação regular.
Em razão deste infeliz acontecimento, compete aos agentes do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), a investigação das causas do acidente, de forma que já se encontram devidamente informados, com chamado imediatamente posterior ao fato, conforme determina a legislação vigente”.