A Polícia Civil de Goiás realizou nesta quinta-feira (27), a Operação Nexus II com o objetivo de dar cumprimento a 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em sete cidades de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com o intuito de desestruturar uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas.
Essa ação é um desdobramento da Operação Nexus I, realizada em setembro de 2024, que resultou na prisão de nove pessoas, apreensão de 80 quilos de maconha e a aplicação de penas somando 70 anos de prisão.
Operação contra o tráfico de drogas

Com base na polícia, a partir das prisões feitas anteriormente, foi possível identificar uma rede de distribuição de maconha, que operava entre Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. A investigação atual levou à identificação de 18 indivíduos alvos das ações judiciais.
Na Operação Nexus II, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, sendo 11 de prisão temporária e 16 de busca e apreensão.
Além disso, valores relacionados ao tráfico de drogas foram sequestrados nas cidades de Rio Verde/GO, Caçu/GO, Castelândia/GO, Quirinópolis/GO, São Simão/GO, Cachoeira Alta/GO, Campo Grande/MS e Uberaba/MG.
Como os nomes dos suspeitos não foram divulgados, o portal não conseguiu localizar a defesa.
Tráfico no Paraná

Outra operação da Polícia Civil em Curitiba, Paraná, também cumpriu 10 ordens judiciais relacionadas a um esquema de tráfico de drogas que utilizava plataformas digitais para comercialização ilícita de entorpecentes.
As investigações tiveram início a partir de uma denúncia publicada em veículo jornalístico da imprensa e repassada ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Estado de Goiás, que, por sua vez, encaminharam as informações à Polícia Civil de Goiás.
O alvo da operação utilizava o chat da imprensa, além das redes sociais Facebook, Instagram e o aplicativo de mensagens WhatsApp, onde atuava sob o perfil de usuário.