Mais de 40 crianças e funcionários de uma escola particular em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF), passaram mal com crise de diarreia e vômito.
As crianças têm entre 6 e 10 anos e, ao menos cinco, precisaram ser internadas em hospitais da cidade. Os outros passaram por atendimento médico e foram liberados em seguida.
Crianças e funcionários passam mal em escola
O caso ocorreu na última sexta-feira (21) e, além de diarreia e vômito, os estudantes tiveram mal-estar, dor de cabeça, dor no estômago e enjoo.
Conforme a direção da escola, a suspeita é que os sintomas tenham sido relacionados ao consumo de água contaminada. Para evitar os problemas, a instituição informou que comprou 5 mil garrafas de água para serem usadas nesta semana. (Confira nota abaixo)
De acordo com a Saneago, a escola estava adquirindo água de um caminhão-pipa particular para abastecer o reservatório interno. Além disso, apontou que a água entregue no hidrômetro da unidade não é utilizada internamente, pois falta conclusão de obra interna de responsabilidade da própria unidade. (Confira nota abaixo)
O Sesi Senai de Luziânia ainda informou que está prestando assistência às famílias e crianças e segue acompanhando de perto todos os casos.
Nota Sesi Senai de Luziânia
“A direção da Escola Integrada Sesi Senai Luziânia vem informar que, na última sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, foi comunicada sobre a procura de atendimento médico por parte de alguns alunos e membros da equipe escolar, que apresentaram sintomas como dores abdominais e vômitos. Diante da situação, a escola prontamente entrou em contato com pais e colaboradores, prestando toda a assistência necessária e acompanhando de perto todos os casos.
Foram adotadas medidas imediatas para assegurar a segurança e o bem estar de toda a comunidade escolar. A suspeita inicial é de que os sintomas possam estar relacionados ao consumo de água. Por isso, a escola já entrou em contato com a Saneago e laboratórios especializados para uma análise detalhada da qualidade da água fornecida à unidade. Paralelamente, está sendo providenciada a limpeza e desinfecção dos reservatórios da escola por uma empresa especializada.
Enquanto isso, a escola adquiriu água mineral para consumo, que será fornecida a partir de segunda-feira, 24 de fevereiro, e durante o tempo que for necessário, garantindo o acesso à água potável para todos. Informamos que a pessoa responsável pela compra da água foi afastada de suas funções, e todos os trâmites para a contratação da Saneago como fornecedora do produto estão sendo providenciados.
A direção da Escola Integrada Sesi Senai Luziânia reitera seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar de toda a comunidade escolar e manterá todos informados sobre os desdobramentos da situação.”

Nota Saneago
“A Saneago informa que, atualmente, a Companhia ainda não é responsável pela água distribuída internamente na Escola Integrada Sesi Senai Luziânia. A Companhia entrega água no hidrômetro do imóvel, mas essa água não é utilizada internamente pois depende da conclusão de uma obra interna, de responsabilidade do próprio Senai, para encaminhamento da água até o reservatório elevado.
Como esta obra ainda não foi concluída, o empreendimento estava adquirindo água de caminhão-pipa particular – sem relação alguma com a Saneago – para abastecer o reservatório interno.
De qualquer forma, a Saneago encaminhou equipes ao local para checar a qualidade da água entregue no hidrômetro, que obedece todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme atesta o resultado da coleta realizada no último sábado(22).
No mais, destacamos ainda que, para garantir a segurança microbiológica da água distribuída à população, a Saneago efetua regularmente análises da água bruta captada dos mananciais, da água que está em processo de tratamento, e também da água tratada.
É importante pontuar que a Supervisão de Laboratório de Água da Saneago (Laboratório Central) recebeu, da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, o Certicado de Acreditação para Ensaios, conforme a NBR ISO/IEC 17025:2017, da ABNT, sob número 1557. Com isso, a Companhia se destaca entre as principais do setor de saneamento do País, sendo o seu um dos poucos laboratórios a obter esse reconhecimento.
Isso atesta a qualificação dos serviços realizados, garante a confiabilidade das análises e demonstra, de forma objetiva e documentada, a competência da Saneago em produzir resultados válidos e confiáveis.”
