As gêmeas siamesas Nathaly e Rhadassa, que nasceram unidas pelo tronco e abdômen morrem uma semana após o nascimento, nesta sexta-feira (21).
As meninas sofreram uma sequência de paradas cardíacas e não resistiram. Elas nasceram prematuras, depois de uma gravidez de risco.
De acordo com o médico Zacharias Calil, cirurgião pediátrico, na noite de quinta-feira (20) as gêmeas sofreram duas paradas cardíacas e na manhã de sexta (21) sofreram outra, mas foram reanimadas.
No entanto, durante a tarde de sexta tiveram outra parada cardíaca e, após 25 minutos de reanimação, elas não resistiram.
A família é Rondônia, mas elas nasceram em Goiânia no dia 13 de fevereiro, pois a gravidez já era acompanhada pelo médico. O parto foi considerado delicado.
Conforme o médico, o quadro clínico das gêmeas piorou nos últimos dias e uma delas parou de urinar e apresentou um quadro de insuficiência renal.

Siamesas que nasceram unidas pelo tronco e abdômen
A mãe das gêmeas, Valdinéia Satil, mobilizou as redes sociais para conseguir dar à luz fora de seu estado, devido a falta de estrutura adequada nas unidades de saúde.
Conforme o governo de Rondônia, Valdineia e as bebês precisavam de cuidados específicos e, por isso, ela teriam que ser transferidas para garantir a segurança.
Para isso, Valdineia precisava de um laudo de “Tratamento Fora de Domicílio” (TFD), mas que não foi fácil conseguir. Ela só recebeu o laudo após passar por consultas em duas cidades de Rondônia.
Antes de conseguir o laudo, a mulher fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais para contar sua história e pedir ajuda para ir até Porto Velho, onde seria mais fácil conseguir o laudo. A live alcançou mais de 100 mil visualizações.

- Mais sobre o caso: Gêmeas siamesas nascidas em Goiânia