Uma nova onda de calor deve atingir o estado de Goiás na próxima semana, fazendo com que as temperaturas subam até 5ºC acima da média.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as temperaturas devem começar a aumentar a partir de domingo (16), com duração até sexta-feira (21).
Conforme o prognóstico, as regiões sul e sudoeste do estado devem ser as mais impactadas com o fenômeno climático, com temperaturas chegando na casa dos 36ºC. Já na região leste os termômetros podem marcar 33ºC. Na capital goiana a máxima pode chegar a 34ºC.
Com a chegada da onda de calor, com aumento da temperatura entre 3ºC e 5ºC, a previsão é que o volume de chuvas diminua em todo o estado.
![Goiânia teve chuva abaixo e temperaturas acima da média em setembro](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Feriado-em-Goias-sera-marcado-por-sol-quente-e-pancadas-de-chuva.jpg)
Onda de calor em Goiás
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que Goiás enfrentou nove ondas de calor em 2024.
No dia 6 de outubro, a cidade de Goiás alcançou marca do dia mais quente do país, com máxima de 44,5ºC. A temperatura também foi recorde no estado, que era de 44,3ºC, em Aragarças, registrado em outubro de 2020.
Recomendação
Durante período de calor intenso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde adotando algumas medidas, como:
◼️Hidratação: é essencial manter a hidratação, pois o corpo perde mais líquido durante períodos de calor extremo. Em média, a ingestão de oito a dez copos de água por dia.
![onda de calor em Goiás](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2024/08/onda-de-calor-em-goias.jpg)
◼️Evite exposição sol: evitar a exposição ao sol por períodos longos, principalmente nas horas mais quentes do dia, pois o índice de raios ultravioletas, prejudiciais para a pele, é mais alto. Caso vá tomar tomar sol, aplique protetor solar para evitar complicações na pele. Também use boné, chapéu, para evitar as queimaduras que o sol forte pode provocar.
◼️Evite atividades físicas extremas: Reduzir atividades físicas que demandam muito esforço em dias muito quentes é essencial porque pode levar a uma hipotensão, mal-estar, tontura e até desmaio. O ideal é se exercitar em horários alternativos em que as temperaturas estão mais baixas, como à noite ou bem cedo pela manhã.
◼️Escolha alimentos leves e refrescantes: Optar por refeições mais leves e refrescantes, como frutas e saladas também ajuda a amenizar o calor. Alimentações mais consistentes, devem ser consumidas de forma moderada.
- Atirador de elite: Saiba quem era o policial do Bope morto durante operação em Goiás