Uma clínica de estética localizada no Jardim Europa foi interditada devido as condições precárias do local.
A Operação nomeada como “Estética com Segurança,” tem como objetivo verificar as condições sanitárias e a regularidade dos estabelecimentos e produtos usados.
Clínica de estética interditada
![Operação da Anvisa](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/operacao-da-anvisa.jpg)
Conforme a Anvisa, somente no primeiro dia da operação na capital, foram identificadas diversas irregularidades. Em uma das clínicas da cidade, os fiscais encontraram produtos manipulados onde o nome de funcionários aparecia no lugar do nome dos pacientes, com a intenção de burlar a fiscalização, além de produtos com prazo de validade vencido.
Também foram apreendidas embalagens de fenol abertas e vencidas, sendo que esta substância teve o uso para fins estéticos suspenso no Brasil pela Anvisa.
Dentre as diversas irregularidades, também estavam produtos sem registro para comercialização no Brasil, além de equipamentos médicos que estavam sendo reutilizados de forma inadequada e sem a devida calibração.
Em uma clínica, os fiscais identificaram anotações referentes a dois casos de infecção, sendo um deles por microbactéria, após procedimentos realizados na clínica.
Procedimentos de esterilização
![Clínica interditada](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/clinica-interditada.jpg)
A fiscalização também identificou falhas em procedimentos de esterilização de materiais e a reutilização de instrumentos de uso único, como no caso de microagulhamento da pele, que foram encontrados com restos aparentes de sangue.
Além disso, foi constatada a falta de protocolos de segurança do paciente e a inexistência de prontuários médicos para registrar a evolução dos pacientes ou intercorrências, o que compromete a segurança durante os procedimentos estéticos.
Ao Portal Dia, a Polícia Civil informou que irá instaurar um inquérito policial para apurar o caso.