O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) expressou preocupação com o comércio em Goiânia diante do novo projeto da prefeitura, que visa a desobstrução das vias arteriais na cidade.
O Sindilojas-GO teme que o comércio possa ser prejudicado com a proibição de estacionamento nas dez avenidas de grande circulação escolhidas pela administração municipal para iniciar o Programa.
Entre as vias que inicialmente receberão as mudanças estão a Avenida Jamel Cecílio, 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.
Segundo o sindicato, o pedido feito para a prefeitura, há vários anos, é justamente ao contrário, para que sejam criadas mais vagas públicas nas principais ruas e avenidas da capital.
![Goiânia lança Programa de Desobstrução de Vias Arteriais na Avenida Jamel Cecílio](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Goiania-lanca-Programa-de-Desobstrucao-de-Vias-Arteriais-na-Avenida-Jamel-Cecilio-1024x576.jpg)
Proibição de estacionamentos em ruas de Goiânia
Conforme o Sindilojas-GO, a principal preocupação é que a medida afaste os consumidores das lojas de rua, ameaçando a sobrevivência das empresas.
“O Sindilojas-GO concorda com a administração de Goiânia que a capital precisa melhorar sua mobilidade, dar mais fluidez ao trânsito e ampliar as opções para os usuários do transporte público. Apesar disso, o sindicato defende a permanência e até a criação de novas vagas de estacionamento em locais de grande movimento no comércio.”, destacou.
Para o Sindilojas-GO, a proibição de estacionamento afastará o consumidor das lojas de rua, desestimulando o consumo, provocando queda das vendas e um consequente impacto negativo na economia de Goiânia.
O Sindilojas-GO ressalta que o comércio é o 2º maior segmento gerador de empregos formais no município, com quase 123 mil postos de trabalho ativos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Programa de Desobstrução de Vias Arteriais
O Programa de Desobstrução de Vias Arteriais tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia. O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses.
Nos primeiros 100 dias deste ano, a prefeitura pretende desobstruir 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários.
Entre as mudanças previstas está a implantação de uma terceira faixa; ajustes na geometria viária; reprogramação dos tempos semafóricos; remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões, restrição de estacionamentos, sinalização para conversões livres à direita e modernização da sinalização horizontal e vertical.
![desobstrução de vias arteriais](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/desobstrucao-vias-arteriais-goiania.jpg)