Começam a valer a partir desta segunda-feira (10) algumas das mudanças propostas pelo Plano Nova Mobilidade, da Prefeitura de Goiânia.
Entre elas está a proibição de estacionamento nas Avenidas 136 e Jamel Cecílio, primeiras vias a receberam as alterações, que tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito.
Estacionamento proibido em vias de Goiânia
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, a sinalização vertical no local começou a ser feita e, inicialmente, a medida será educativa.
Agora, as vias contam com três corredores de circulação, sendo a faixa da direita exclusiva para o transporte coletivo e motocicletas.
- Estelionato: Grupo é preso em SP suspeito de aplicar golpe oftalmológico e venda de óculos em goianos
A previsão é que, incialmente, dez vias recebam a implementação da mesma medida. Nos próximos dias, serão as Avenidas Castelo Branco e Mutirão. Veja as que passarão por mudanças.
- Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136
- Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste
- Avenida 24 de Outubro
- Avenida Independência
- Avenida Castelo Branco
- Avenida Mangalô
- 5ª Avenida
- Avenida São Francisco
- Avenida 85
- Avenida T-10
Com a proibição do estacionamento nas vias, será implementado um esquema rotativo digital, que deve chegar a 18 mil pontos na cidade, com início nas regiões do Centro e Campinas.
O Plano de Nova Mobilidade também prevê a regulamentar carga e descarga, realizar ajustes geométricos em cruzamentos, melhorar a sinalização horizontal e vertical, e garantir a implementação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que irá coordenar as operações de tráfego e transporte.