A Prefeitura de Goiânia reforça o combate ao descarte irregular de lixo e entulhos nas vias públicas, adotando uma política de tolerância zero contra a prática.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente, tem intensificado as fiscalizações para coibir infrações e responsabilizar os envolvidos.
Descarte irregular de entulhos

Entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro deste ano, o Observatório de Violência e Segurança da GCM registrou 48 denúncias sobre descarte irregular. No mesmo período, 29 pessoas foram abordadas e 35 autuadas, com aplicação de multas de R$ 5 mil cada. Além disso, seis indivíduos foram encaminhados à Central de Flagrantes para registro das ocorrências, e 13 veículos utilizados na infração foram identificados.
De acordo com a prefeitura, a população pode denunciar casos de descarte irregular pelos números 161 e 153 da GCM ou pelo aplicativo Prefeitura 24h. O descarte inadequado de resíduos é classificado como crime ambiental, sujeito a penalidades administrativas e sanções legais.
Para evitar multas e contribuir com a limpeza da cidade, os moradores devem utilizar os ecopontos disponíveis ou solicitar o serviço gratuito de cata-treco, oferecido pela Prefeitura.
A GCM orienta que qualquer flagrante seja informado imediatamente pelo número emergencial 153, permitindo que a equipe mais próxima tome as providências cabíveis.
“Diante desse cenário, a GCM reitera seu compromisso em intensificar a vigilância nas áreas mais afetadas, com o intuito de coibir práticas inadequadas de descarte e promover a preservação do meio ambiente”, destacou o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Gustavo Toledo.
