Foi lançado nesta sexta-feira (7) o plano Nova Mobilidade, que envolve uma série de medidas que visam melhorar a fluidez do trânsito e do transporte público em Goiânia.
O decreto que regulamenta as medidas tem validade de 180 dias, a partir da publicação. Além disso, prevê em caráter de urgência as iniciativas que deverão ser implementadas nos 100 primeiros dias deste ano de 2025.
Plano Nova Mobilidade em Goiânia
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SET), o projeto Nova Mobilidade tem como objetivo aprimorar a fluidez no trânsito, reduzindo congestionamentos, conflitos viários e o tempo de deslocamento da população.
A iniciativa busca ainda tornar o transporte coletivo mais atrativo, priorizando acessibilidade, pontualidade, regularidade e eficiência nos serviços. Além disso, prevê a ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas, melhorias nas calçadas para garantir maior acessibilidade e o incentivo à mobilidade ativa, com bicicletas públicas compartilhadas integradas ao transporte coletivo.
Entre as ações do projeto, destacam-se a restrição de estacionamento em áreas estratégicas, a regulação de carga e descarga, a readequação geométrica de cruzamentos e o aprimoramento da sinalização viária, tanto horizontal quanto vertical. Também está prevista a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), responsável por coordenar as operações de tráfego e transporte na cidade.
Como parte da reestruturação do sistema de transporte coletivo, estão sendo implementadas tecnologias como sistemas de AVL (Localização Automática de Veículos), bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento em ônibus, terminais e estações, além de semáforos inteligentes e sensores de telemetria. Essas inovações, aliadas a uma base de dados centralizada (data lake), permitirão um acompanhamento mais preciso e em tempo real da operação do trânsito e do transporte público.
“Teremos um estacionamento rotativo digital com a abertura de 6 mil vagas iniciais, começando pelo Centro e Campinas, chegando a 18 mil vagas. Objetivo é dar uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
![prefeito Sandro Mabel](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/prefeito-sandro-mabel.jpg)
Desobstrução de vias
O programa de desobstrução das vias arteriais tem como objetivo aumentar a velocidade média do transporte coletivo. A iniciativa será implementada inicialmente em 10 importantes vias da cidade, incluindo a Avenida Jamel Cecílio, Avenida 136, os corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, além das Avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco, Mangalô, 5ª Avenida, São Francisco, 85 e T-10.
Durante a solenidade de lançamento, foi assinada a ordem de serviço para dar início ao programa nas Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Mutirão. As ações planejadas incluem engenharia de tráfego, fiscalização e operação viária, com medidas como a revisão dos tempos semafóricos, implantação de faixas exclusivas para transporte público, sinalização aprimorada para reduzir pontos de conflito e liberação de conversões livres à direita.
Além disso, o projeto prevê a restrição de estacionamentos e operações de carga em determinados trechos, a proibição da alocação de equipamentos como caçambas, tachões e betoneiras nas vias e a ampliação do número de faixas de tráfego. Essas intervenções buscam otimizar a circulação e garantir maior eficiência no transporte urbano.
![mudanças no trânsito no setor serrinha](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2024/11/transito-setor-serrinha.jpg)