Uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Goiás e de São Paulo investiga um grupo suspeito de aplicar golpe oftalmológico e em venda de óculos.
Até o momento, mais de 10 vítimas já procuraram a delegacia relatando terem sido enganadas pelos crimes.
Entenda o caso
![golpe oftalmológico](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/golpe-em-goianos.jpg)
De acordo com a Polícia Civil, o grupo começou a divulgar na internet a realização de exames oftalmológicos gratuitos, entre setembro e outubro de 2024.
Durante as consultas as vítimas eram induzidas a comprar lentes e armações por valores aparentemente abaixo do mercado. O pagamento então era efetuado via cartão de crédito e as vítimas recebiam um comprovante com a data prevista para a retirada dos óculos.
Para convencer as vítimas, os suspeitos ainda ofereciam um óculos de sol como brinde. Entretanto, no dia que retornavam para buscar os produtos, não encontravam os vendedores, apenas o local vazio. Geralmente, o grupo se hospedava temporariamente em um hotel.
Segundo a polícia, o esquema fez diversas vítimas em cidades goianas como Goianésia, Jaraguá, Uruaçu e Jataí. Somente em Jaraguá, 12 pessoas procuraram a Delegacia de Polícia relatando terem sido enganadas. Cada vítima teve um prejuízo aproximado de R$ 1 mil.
Diante das denúncias, a Polícia Civil de Goiás iniciou uma investigação e conseguiu identificar cinco envolvidos nos crimes, todos residentes em São Paulo.
A corporação então solicitou a prisão preventiva dos investigados, sendo que apenas dois foram presos, um deles identificado como o líder da associação criminosa. Outros três investigados seguem foragidos.
Os suspeitos devem responder por estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. Como não tiveram os nomes divulgados, o Portal Dia não conseguiu localizar as defesas.
![PCGO prende investigados em SP por golpe com exames oftalmológicos e venda de óculos não entregues](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/suspeitos-de-aplicar-golpe-oftalmologico.jpg)