A Escola de Saúde de Goiás (Sesg), oferecerá em 2025, mais de 20 novos cursos voltados para a educação em saúde. Ao longo do ano, mais de 50 cursos estarão disponíveis.
Neste ano, a escola espera capacitar 4 mil profissionais em todo o estado, com a meta de atingir 12 mil qualificações até 2027.
Cursos de educação para profissionais de saúde
![Curso de emergência](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/curso-de-emergencia.jpg)
Somente em 2024, a instituição qualificou 1.782 profissionais e agora irá expandir a oferta de cursos em áreas estratégicas, como atenção à saúde, vigilância em saúde, gestão em saúde e novas metodologias e tecnologias educacionais.
Os cursos mais procurados no ano passado foram a capacitação para o processo de doação de órgãos e tecidos na modalidade autoinstrucional (307 concluintes), o curso presencial para agentes comunitários de saúde (266 concluintes) e o curso básico de vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador na modalidade EaD (160 concluintes).
Para 2025, a Sesg incluirá oito novos cursos na área de atenção à saúde, entre os quais se destacam a Qualificação para Cuidadores da Pessoa Idosa (em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social) e o Curso Técnico em Saúde Bucal, atendendo a uma demanda do Ministério da Saúde.
A Escola de Saúde de Goiás também oferecerá cursos específicos, atendendo a solicitações da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Superintendência de Atenção à Saúde (Sutis) e outros órgãos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).
Cursos de gestão
![Curso profissionais de saúde](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/curso-profissionais-de-saude.jpg)
Já para gestores da área da saúde, serão oferecidas quatro especializações, sendo gestão da qualidade e segurança na assistência, gestão e inovação em saúde, gestão de redes de saúde e gestão do cuidado em saúde, com foco na atenção primária.
Além disso, haverá capacitações para membros das Comissões de Integração Ensino-Serviço do Estado, auxiliares administrativos da saúde e servidores regionais, com uma trilha específica de qualificação.
Na área de metodologias e tecnologias educacionais em saúde, cursos serão direcionados a futuros docentes. A plataforma Educa Saúde continuará oferecendo 25 cursos autoinstrucionais, acessíveis a profissionais do SUS e à comunidade em geral. Para a área de pesquisa em saúde, 12 novos cursos estão sendo avaliados para possível lançamento.