A Polícia Militar apreendeu diversos animais silvestres, como cobra píton albina e dragão barbudo, que eram mantidos em cativeiro dentro de uma casa em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram encontrados 61 animais, de diferentes espécies. O responsável pela criação ilegal dos animais foi preso.
Entenda o caso da apreensão dos animais silvestres
O caso foi descoberto depois que moradores da região denunciaram que um morador da residência estava ameaçando vizinhos.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local, na segunda-feira (3), e dentro da casa encontrou diversas espécies de cobras, lagartos, cágados, ouriços, ratos e outros animais exóticos. Além disso, também foi encontrada uma estufa com ovos de cobra.
Conforme o tenente da PM, Paulo César de Oliveira, os vizinhos relataram que o homem andava na rua com os animais, especialmente as cobras.
“O homem desfilava na rua com algumas cobras, segundo os vizinhos. Nós entramos na casa e localizamos mais de 30 cobras de diversas espécies. Para alimentar essas cobras, tinha ouriços, ratos, alguns lagartos e vários outros animais silvestres.”, detalhou.
Entre os animais apreendidos estão uma cobra píton albina, uma das espécies mais raras do mundo; uma cobra cascavel de aproximadamente dois metros; e um dragão barbudo, uma espécie de lagarto da Austrália.
Os animais ficavam presos em caixas e tambores dentro da residência, sendo mantidos em cativeiro de forma irregular. Alguns deles, inclusive, tinham ferimentos.
Os animais foram resgatados e levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por exames. Posteriormente, eles devem ser encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
Já o homem responsável pela criação ilegal dos animais foi preso e deve responder por crimes ambientais, além de multas que podem chegar a mais de R$ 160 mil. Segundo um morador da residência, o homem comprava os animais em São Paulo.
Como não teve o nome o nome divulgado, o Portal Dia não conseguiu localizar a defesa do suspeito.