Um incêndio atingiu o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) na madrugada desta segunda-feira (3), na Região Metropolitana da capital.
Mais de 70 pacientes estavam na unidade no momento do incêndio e precisavam ser removidos do local até o combate às chamas.
Incêndio em Hospital de Aparecida
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 76 pacientes estavam distribuídos entre enfermarias, UTI e sala de observação. Todos foram removidos preventivamente para áreas seguras, sem registro de feridos.
Conforme a corporação, um bombeiro militar estava de plantão como médico no hospital e iniciou os primeiros combates, utilizando o sistema preventivo do prédio e ajudou na evacuação dos pacientes.
O incêndio ocorreu em um setor de armazenamento de materiais hospitalares, comprometendo kits cirúrgicos e estruturas metálicas. As chamas causaram degradação parcial dos materiais e intenso acúmulo de fuligem nas paredes e teto.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o fogo teria sido causado por um curto-circuito no ar-condicionado da Central de Material e Esterilização (CME).
Quando as equipes dos bombeiros chegaram no local, assumiram a ocorrência e extinguiram as chamas, evitando a propagação do fogo para outras áreas.
Conforme a pasta, apenas três pacientes precisaram ser transferidos da unidade de saúde. Além disso, o centro cirúrgico foi interditado e as cirurgias eletivas e de emergência estão temporariamente suspensas. (Confira a nota abaixo)
A direção do hospital informou que o centro cirúrgico permanecerá fechado para completa desinfecção e readequação do material esterilizado e o retorno à normalidade deverá ocorrer até o final da tarde dessa segunda-feira ou no máximo até a manhã de terça-feira. (Confira a nota abaixo)
Ver essa foto no Instagram
Nota da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) mobilizou equipes técnicas para acompanhar e avaliar os impactos do incêndio ocorrido na madrugada desta segunda, 03/02, no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA).
Um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado da Central de Material e Esterilização (CME) da unidade foi identificada como a causa do incêndio, que foi rapidamente contido. Contudo, devido à fumaça, alguns pacientes precisaram ser removidos, por precaução, das salas adjacentes ou próximas ao CME. Nenhum paciente ou colaborador se feriu em decorrência do incidente. Até o momento, três pacientes estão sendo transferidos da unidade.
O centro cirúrgico foi interditado por estar localizado ao lado do CME, onde materiais foram comprometidos pelo fogo. Por essa razão, as cirurgias eletivas e de emergência estão temporariamente suspensas.
Tão logo foi informada sobre o ocorrido, a SES-GO acionou profissionais das Superintendências de Infraestrutura; de Regulação, Controle e Avaliação; e de Políticas e Atenção Integral à Saúde para realizarem uma avaliação in loco dos danos e dos possíveis impactos para o atendimento na unidade.
A SES-GO segue monitorando a situação e reforça seu compromisso em assegurar um atendimento seguro e de qualidade para a população. Mais informações serão divulgadas conforme atualizações da análise da equipe técnica e da assessoria do hospital.”
Nota do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada
“A direção do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada informa sobre incidente ocorrido na unidade:
No início da manhã dessa segunda-feira, 03/02 um princípio de incêndio foi detectado na Central de Material e Esterilização (CME) e rapidamente foi seguido o protocolo de evacuação do local e combate às chamas primeiramente pela equipe de brigadistas que passam por capacitação e reciclagem para agir em situações como essa;
O foco do incêndio foi no aparelho de ar-condicionado, o que facilitou o combate às chamas e controle da situação;
As equipes assistenciais cuidaram para garantir o conforto e segurança de pacientes e acompanhantes e houve a evacuação de algumas alas como precaução com a fumaça para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes, que logo retornaram permitindo a continuidade do atendimento;
Com a situação controlada e a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros foi feito o acompanhamento para minimizar riscos e evitar reignição;
O Centro Cirúrgico do Heapa permanecerá fechado para completa desinfecção e readequação do material esterilizado e o retorno à normalidade deverá ocorrer até o final da tarde dessa segunda-feira ou no máximo até a manhã de terça-feira;
A direção reitera seu compromisso de prestar um serviço de excelência e humanização no atendimento a toda a comunidade de Aparecida de Goiânia e região.”
- Mercado de trabalho: Goiás abre inscrição para processo seletivo em ciência, tecnologia e inovação