Ao menos 26 animais estarão disponíveis para adoção em evento que será realizado neste sábado (25), das 11h às 18h, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia.
Dos animais de estimação disponíveis,19 são cães e 7 gatos. A maioria são sem raça definida, castrados, vacinados e vermifugados.
Adoção de animais
Os interessados em adotar um animal devem passar por uma triagem e preencher uma ficha com o termo de adoção, além de pagar uma taxa de R$ 40,00 será destinada à manutenção do abrigo.
É necessário apresentar documento de identificação pessoal completo, comprovante de endereço e ser maior de 18 anos.
Conforme a organização, é importante também levar fotos e vídeos da residência para que o abrigo veja o espaço destinado ao pet e que todos os moradores das residências estejam de acordo com o acolhimento do animal.
- Mercado de trabalho: Assembleia Legislativa de Goiás anuncia concurso com 101 vagas
A presidente e organizadora do evento, Rayane Araújo, destaca que o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável.
“Adotar um pet é um ato de amor e compromisso. Esses animais estão à espera de uma família que lhes ofereça cuidado e carinho, e eventos como este são fundamentais para sensibilizar as pessoas sobre essa causa”, afirma.
Estima-se que, no Brasil, mais de 30 milhões de animais vivam em situação de abandono, sendo aproximadamente 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães, conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Goiânia, dados da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apontam que cerca de 30 mil cães estão abandonados nas ruas da cidade.
Abrigo de Animais Refugados
Atualmente, o Abrigo de Animais Refugados conta com quase 150 animais, entre cães e gatos, sob seus cuidados.
O trabalho da associação inclui etapas como o resgate de animais em situação de risco, triagem veterinária para consulta e exames iniciais, vacinação e vermifugação, castração para evitar reprodução e melhorar a socialização, além de cuidados diários que envolvem alimentação, higiene e passeios.
Todo esse trabalho tem como propósito preparar os bichinhos para encontrar um lar. O objetivo final é a adoção responsável, promovida por meio de feiras e divulgações.